|
Entenda qual a diferença entre tinta látex acrílico e látex PVA10/10/2024 - Dicas de Pintura Na hora de dar uma cara nova à casa, a pintura é sempre uma excelente ideia. Afinal, rapidamente é possível modificar de forma bem impactante um ambiente, criando uma sensação totalmente diferente para o cômodo. As cores trazem vida nova à casa! Mas, para conseguir isso, é indispensável entender a diferença entre tinta acrílica e látex para escolher corretamente o tom de cada ambiente. Dessa forma, conhecer as indicações para tinta Látex acrílica e látex PVA é super importante, pois assim você garante a escolha do material certo para o ambiente que irá pintar e também para o resultado que deseja. Vai construir ou reformar e está um pouco perdido em relação a escolha das tintas? Leia este conteúdo completo e saiba tudo sobre o tema! O que é a tinta acrílica?A tinta acrílica, em geral, possui um valor cerca de 30% mais alto do que a látex – e isso está relacionado à sua qualidade, que costuma ser mais elevada. A diferença entre tinta acrílica e látex, que justifica esse valor superior, é a resina que está presente em maior quantidade na acrílica, o que acaba trazendo mais resistência e durabilidade à pintura. Hoje, essa é a tinta mais comum no mercado, afinal, oferece uma série de vantagens como:
Como vimos, essa é uma tinta resistente, fácil de limpar e de cobertura eficiente já na primeira demão. Além disso, a tinta acrílica pode ser encontrada em versões fosca – apresentando um pouquinho de brilho – e brilhante. O que é a tinta látex?Essa tinta também pode ser chamada de látex PVA. Assim como a acrílica, ela também é solúvel em água e é fácil de limpar caso surjam respingos durante a pintura. Porém, por não contar com a resina acrílica, a diferença entre tinta acrílica e látex é que esta última não é tão resistente e impermeável, por isso seu uso não é recomendado para áreas externas. Para a limpeza diária, a recomendação é usar apenas pano macio com água e sabão neutro. É importante evitar materiais mais rústicos e agressivos como as buchas, porque a látex é uma tinta porosa e esses itens podem deixar a aparência da pintura um pouco desgastada. Outra característica dessa tinta é o seu rendimento elevado. Embora os números exatos variem de marca para marca, a média é de 200 a 350 m² por demão, com diluição em 50% de água. Para uma boa cobertura, contudo, é indicado aplicar entre 2 a 3 demãos de tinta. Além desses pontos, a tinta látex ainda apresenta:
Porém, ela apenas apresenta acabamento fosco, por isso a tinta látex não deve ser usada em cima de pinturas brilhantes, uma vez que o resultado será insatisfatório. Fonte: canaldapeca.com.br Outras NotíciasVocê sabe a diferença entre ITBI e Registro de imóveis?Comprar um imóvel é uma das decisões mais significativas que muitos de nós tomaremos em nossas vidas. É um passo im...Afinal, qual é a importância da impermeabilização?A impermeabilização é um termo com o qual frequentemente nos deparamos quando se trata de construção e manuten&cced... |
|
|
|
|
|