Tipo:
Finalidade:
Cidade:
Código:  
  Bom Dia, hoje é dia 25 de Fevereiro de 2018 - São Paulo / SP
nildeimoveis@nildeimoveis.com.br
 
Apartamento
Casa
Comercial
Condomínio Fechado
Terreno
Sobrado
Área
Sítio
Casa na Praia
Comércios
 
Apartamento
Casa
Chalé-Pousada
Comercial
Condomínio Fechado
Terreno
Sobrado
 
Administração
Crédito Imobiliário
Notícias
Parceiros
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
9948 Informe o
código ao lado:
  Notícias  
07/02/2018
Mercado Imobiliário
O Papel do Corretor Imobiliário
 

Com certeza você já deve ter se questionado sobre a importância de um corretor de imóveis, afinal muitos consideram que comprar, vender ou alugar um imóvel seja uma tarefa fácil. Mas isso vale a pena? Por que correr o risco de ter problemas ou cair em armadilhas, se existe um profissional preparado para intermediar as operações imobiliárias e dar a segurança que o comprador e vendedor merecem.

A figura do corretor de imóveis surgiu no século XX, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas. Hoje, ela é regulamentada e o exercício ilegal da profissão é crime.

Para entender mais sobre a importância do corretor de imóveis no mercado,  detalhes de como funciona o trabalho e o que as pessoas devem priorizar em seus negócios. Confira:

Qual é a função de um corretor de imóveis?

O profissional deve ser registrado junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), pois será especializado e capacitado para divulgar e negociar a venda ou locação de imóveis. O técnico precisa ter conhecimento da região onde atua e experiência para fazer a avaliação dos imóveis, fornecendo condições e valores de mercado atualizados, para que o cliente e o corretor não criem expectativas na tramitação do negócio.

É necessário ter conhecimento de documentação e legislação imobiliária, pois o papel do corretor é primordial para que seja preservada o sigilo das negociações, exercendo uma análise do possível interessado por meio de uma triagem e assim conhecendo as necessidades e o perfil de ambos.

Qual é a importância de fazer negócios com uma imobiliária?

É necessário avaliar se a imobiliária possui o registro junto ao CRECI, em conformidade jurídica, ou seja, deve estar constituída formalmente e inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Além disso, é conveniente o espaço físico para os atendimentos aos clientes, proporcionando credibilidade para ambos.

Um imóvel cadastrado em uma imobiliária possui boa visibilidade e a sua apresentação geralmente ocorre em um ambiente propício, em salas especificas de atendimento, transmitindo seriedade, conforto e comprometimento com o cliente.

O respaldo jurídico também é um dos pontos fortes de uma imobiliária, que acompanhará todas as etapas da comercialização; assim, o cliente sente-se mais confiante em fornecer seus dados com segurança.

Por que ter o CRECI?

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) é o órgão que garante o registro do profissional ao corretor imobiliário. Esse Conselho é responsável por fazer a fiscalização tanto dos corretores quanto das imobiliárias e serve de apoio aos locadores, locatários, compradores e vendedores de imóveis. O profissional de corretagem deve, primeiramente, fazer um curso técnico profissionalizante, denominado Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), que o certifica e o torna apto a exercer a função de corretor de imóveis.

O exercício ilegal da profissão, sem o registro junto ao órgão, trata-se de uma contravenção.

E imobiliárias e corretores sem CRECI? Como o consumidor deve fazer?

Os consumidores devem ficar atentos e certificar por meio de consulta no site ou telefone do próprio Conselho (CRECI) se o vendedor possui o registro junto ao Conselho e, se está em dia em relação ao pagamento da anuidade. É simples; basta solicitar a apresentação da carteirinha de corretor, emitida pela própria instituição.

A carteirinha possui dados pessoais, foto e ano vigente, bem como sua validade pelo período de 365 dias (1 ano). Caso apresente alguma irregularidade na consulta, o cliente deverá atentar-se por se tratar de uma pessoa não autorizada legalmente para efetivar a transação. O cliente, por meio do site, poderá denunciar tanto o suposto corretor, quanto a imobiliária que o apresentou.

Quais são os riscos de comprar imóveis sem profissionais especializados?

A falta de experiência no mercado imobiliário pode colocar a negociação em sérios riscos. A contratação de uma imobiliária ou corretor credenciado proporciona segurança na venda do imóvel e segurança de ambas as partes.

É de extrema importância a negociação ocorrer com um profissional especializado que sabe como proceder, evitando prejuízos ou transtornos.

Por falta de conhecimento e legitimidade, a comercialização do imóvel, sem a figura do Corretor de Imóveis, e sim por intermédio de um pseudocorretor, poderá tornar-se um caos irreversível, seja pela apresentação da localização do imóvel erradamente, documentação em inconformidade, ausência de respaldo judicial, negociação sem fundamentos legais e as transações financeiras.

Por que comprar/investir em imóveis?

Um imóvel é um patrimônio físico e se for bem adquirido e investido pode ser fonte de renda vitalícia, caso o dono opte pela locação, já que as pessoas sempre precisarão de moradia e espaços comerciais.

O imóvel por si mantém seu valor e muitas vezes valoriza mais do que a simples correção do dinheiro investido. São considerados investimentos de baixo risco.

Um dos principais fatores de sucesso ao investir em imóveis é reconhecer o momento certo de comprar, analisando as oportunidades do mercado. A melhor forma de saber se um imóvel está sendo oferecido a um bom preço é observar o valor médio de outros imóveis na região.

A localização do imóvel também é extremamente importante. É necessário analisar as regiões que possuem um potencial de valorização maior do que outras. A infraestrutura local e possíveis investimentos na região são pontos relevantes no momento da escolha de onde investir.

Além disso, a finalidade do imóvel precisa ser compatível com a sua localização. Um imóvel residencial deve estar localizado em uma área residencial, e o comercial deve, preferencialmente, estar em uma área comercial.

 
 
Fonte: Redação - Agência IN
Outras Notícias
13
01
Financiamento imobiliário: conheça as 6 principais linhas de crédito
[+] saiba mais
30
01
Aluguel: como funciona o seguro que substitui o fiador.
[+] saiba mais
21
02
Novas Regras De Usucapião Extrajudicial Agilizam Processo De Regularização
[+] saiba mais
23
02
Quais as vantagens de usar videoconferência na sua empresa?
[+] saiba mais
 
Voltar
Sobre Nós | Pesquisa Completa | Vender/Alugar Imóvel | Notícias | | Fale Conosco
(11) 2231-1254 (11) 2231-7981 (11) 95628-4009 WhatsApp
  Nilde Imóveis LTDA
Avenida Santa Inês, 3798
Pedra Branca - São Paulo - SP - CEP: 02631- 000
(11) 2231-1254 (11) 2231-7981 (11) 95628-4009 WhatsApp
nildeimoveis@nildeimoveis.com.br
CRECI: 019029-J
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias